domingo, 18 de dezembro de 2011

Escolhas X Livre Arbítrio

Perder é bem mais fácil que ganhar.


Acertar é bem mais difícil que errar.

Destruir é bem mais fácil que construir.

Cantar bem é bem mais difícil que desafinar.

Casar é bem mais fácil que ficar casado.

Esperar é bem mais difícil que precipitar.

Ensinar é bem mais fácil que praticar.

Crer é bem mais difícil que ver.

Sentir é bem mais fácil que refletir.

Continuar é bem mais difícil que desistir.

Criticar é bem mais fácil que fazer.

Falar a verdade é bem mais difícil que mentir.

Gostar é bem mais fácil que amar.

Perdoar é bem mais difícil que ressentir.

Gastar é bem mais fácil que economizar.

Se controlar é bem mais difícil que perder a cabeça.

Ser ateu é bem mais fácil que crer em Deus.

Sacrificar é bem mais difícil que se acomodar.

Esquecer é bem mais fácil que lembrar.

Prestar atenção é bem mais difícil que se distrair.

Seguir igual é bem mais fácil que mudar.

Você quer mais fácil ou mais difícil?
"Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher." (Salmos 25 : 12)
No capítulo 15 do livro de João nós lemos as últimas instruções de Jesus a respeito de como os discípulos deveriam seguir sem a presensa FÍSICA d’Ele. Nos 10 primeiros versículos a palavra permanecer aparece 11 vezes em diferentes conjunções verbais. Jesus queria enfatizar a importância dos discípulos permanecerem n’Ele. Essa era a única maneira que eles teriam de garantir a vida eterna e terem satisfação e felicidade plena mesmo num mundo onde eles não encontrariam qualquer recpetividade.


Para ilustrar o que estava dizendo Jesus fez uma metáfora entre Ele e a Videira!

‘ Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. ’ João 15.1

E continuou, ‘ Eu sou a videra, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse da muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ’ (João 15.5). O ramo não sobrevive se não estiver ligado à árvore e nós somos exatamente da mesma maneira. Se não permanecermos em Jesus, se não estivermos ligados n’Ele, somos como um ramo sem vida. Em 1 João 5.12 lemos, ‘ Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. ’

Agora, como fazemos para permanecer em Jesus? É com base nessa pergunta que o Senhor colocou dentro de mim 4 princípios para permanecermos n’Ele.

N° 1 - Negue-se a si mesmo

‘ Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? ’ Mateus 16.24-26

Para permanecermos no Senhor nós precisamos abrir mão das nossas vontades, concepções, conceitos e autoafirmação (nós já falamos disso aqui). Abrirmos mão de tudo aquilo que tende para a satisfação das nossas próprias vontades! Não existe NADA que seja bom em nós mesmos a não ser o fato de Jesus viver dentro de nós. Ele é a única ‘coisa’ boa. A Bíblia diz que nós somos como o imundo e a nossa justiça como trapos de imundícia (Isaías 64.6). Se nós não negarmos a nós mesmos e nos esvaziarmos não haverá espaço pra Jesus dentro de nós e esse é o 2° princípio.

N° 2 – Se encha do Senhor

Como nós nos enchemos do Senhor? LENDO A PALAVRA! É estando firmado nela que não pecamos (Salmos 119.11) e que conseguimos saber por qual caminho ir (Salmos 119.105). É por meio da Palavra do Senhor que alimentamos a nossa alma (João 6.50-51 e 68), somos santificados e purificados (Efésios 5.26); aprendemos o que Deus espera que sejamos, somos corrigidos e aperfeiçoados e assim nos tornamos aptos para toda boa obra (II Timóteo 2.16-17).

O verdadeiro discípulo entende que a vontade do Senhor é realmente boa, agradável e perfeita (Romanos 12.12) e corre para ela! Reconhece que somente n’Ele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28).

N° 3 – Produza o fruto do Espírito

‘ Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e concupisciências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, inveja uns dos outros. ’ Gálatas 5.22-26.

Produzir o fruto do Espírito é colocar em prática tudo aquilo que Deus fez em nós no processo de abrirmos mão da nossa vontade e nos enchermos d’Ele. O fruto do Espírito é o caráter de Jesus!

É sermos exatamente como Ele é ! Amar como Ele ama e o que Ele ama, se importar com o que Ele se importa, sermos bondosos, humildes, mansos e puros.

N° 4 – Aceite a limpeza e a poda do Senhor

‘ Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto LIMPA, para que produza mais fruto ainda. ’ João 15.1

A Bíblia diz que os caminhos dos homens tendem para morte (Provérbios 16.25). Por mais que nos esvaziemos de nós mesmos e nos enchamos do Senhor a nossa natureza é ruim. Precisamos TODOS OS DIAS deixar que Deus nos aperfeiçoe, nos limpe, nos molde e nos pode. Se não permitirmos que Ele tire das nossas vidas tudo aquilo que, mesmo que pequeno, fuja do plano inicial que Ele tem pra nós, não poderemos cumprir o nosso papel, dar frutos. Em Gálatas 5.16 lemos que a carne milita contra o Espírito. A nossa natureza sempre tende para o auto-benefício e a auto-satisfação e se não deixarmos que o Senhor nos limpe de tudo aquilo que impede que vivamos o que Ele tem pra nós nunca teremos, por nós mesmos, a iniciativa de vivermos a vida de Deus.

Quando esses princípios se tornarem realidade em nossas vidas dar fruto será algo natural. Nós não precisamos nos preocupar em manter a videira viva porque ela é a Vida (João14. 6). Nós temos que simplesmente fazer com que o canal entre nós (os ramos) e a fonte (videira) esteja desobstruído para que assim possamos receber todos os nutrientes da videira e frutificarmos. Precisamos parar de querer o tempo todo fazer, fazer, fazer e passarmos a ser! Ser como Jesus, ter o caráter d’Ele! Essa é a única forma de permanecermos na Videira!

Bom, é isso! Fiquem com Deus, ótimo final de semana,

Simplesmente como Jesus
P.S. - Todos os princípios do Permanecer em Jesus fazem parte de uma processo contínuo e diário!
http://simplesmentecomojesus.wordpress.com/2011/07/08/

Dois anos de blog 31 de julho de 2011

Dois anos de blog 31 de julho de 2011
Obrigada a todos que visitaram, comentaram e seguiram! Deus abençõe a todos!!